Bariloche – Post 6 – Isla Victoria e Bosque dos Arrayanes

 

Em nosso terceiro dia em Bariloche optamos por um passeio lacustre para visitar Isla Victoria y Bosque de Arrayanes. Compramos o pacote na empresa Cau Cau, inclusive o traslado do hotel ao porto de onde saem os barcos.

Existem 2 opções de passeio, ou melhor, é o mesmo passeio só que um de dia inteiro e outro de meio dia. Optamos pelo de meio dia, mas me arrependi, pois ficou muito corrido. Apesar de não ter nenhuma atração específica pros pequenos, os locais visitados são muito bonitos, daqueles que merecem parar pra apreciar com calma. Tem espaço de sobra pra criançada correr e explorar. Pra quem gosta de fotografar então, é um prato cheio.

O passeio começa em Puerto Panuelo, que fica a 25km do Centro de Bariloche, perto do hotel Llao Llao. De lá saem os barcos. O nosso era o catamarã Cau Cau, bem confortável, com opção de lanche a bordo e guia. O barco tem dois andares, sendo que no segundo andar ficava a “área VIP”, mais reservada e onde o serviço de lanche está incluído. Não usamos essa área, já que não estávamos mais em alta temporada e achamos que não seria necessário. De fato, a ida foi muito tranquila, o barco estava quase vazio. Mas, na volta, o barco estava lotado. Me lembrou as excursões da igreja que eu frequentava, cheia de adolescentes e vovós animadíssimas rsrsrsrs.

Nosso barco

Nosso barco

A cor das águas é incrível.

A cor das águas é incrível.

Bem confortável.

Bem confortável.

Chegando ao Porto Panuelo, entramos em uma fila para pagar as taxas portuárias e entrada para o Parque Nacional, que não estão incluídos nos valores do passeio. Embarcamos e começamos a navegar no lago Nahuel Huapi. Apesar do tempo nublado e do friiiio, era impossível não querer ficar fora do barco pra apreciar a paisagem, que é realmente incrível, com picos nevados por todos os lados, que refletiam nas águas … Mais uma vez, ficamos boquiabertos com tanta beleza …Aliás, ficar de boca aberta era comum nesta viagem.

Chegando a Porto Panuelo

Chegando a Porto Panuelo

Até aqui a vista é linda.

Até aqui a vista é linda.

Já na saída a vista impressiona.

Já na saída a vista impressiona.

Lindo

Lindo

Imagino o que vem pela frente ...

Imagino o que vem pela frente …

Pra completar a diversão, nos primeiros 15/20 minutos de um passeio que dura cerca de 30 minutos, somos acompanhados por gaivotas, ávidas por roubarem um biscoitinho disponibilizado aos passageiros pelos fotógrafos do barco. No final do passeio, você pode comprar as fotos.

As gaivotas nos acompanham boa parte do percurso.

As gaivotas nos acompanham boa parte do percurso.

Família muuuuito feliz!

Família muuuuito feliz!

Nossa primeira parada foi no Porto Anchorena, em Isla Victoria, a maior das ilhas que existem no lago Nahuel Huapi. Lá existem trilhas que você pode fazer sozinho ou com o guia. Optamos pela trilha com o guia, que fez algumas paradas pra falar sobre as diversas espécies de pequenos animais que habitam a ilha e sobre as árvores. Destaque para os pinheiros e as sequóias, enoooormes. Há também algumas pinturas rupestres, sempre interessantes pros pequenos. Ouvi dizer que há um teleférico, mas o tempo curto não nos permitiu conferir. Uma pena! Fiquei com muita vontade de voltar lá no verão pra passar o dia, tomar banho no lago (que tem “praias” de areia vulcânica), fazer um piquenique. Definitivamente, Isla Victoria é mais um bom motivo pra voltar à Bariloche!

Parque Nahuel Huapi

Parque Nahuel Huapi

E cá estamos

E cá estamos

... chegando á Isla Victoria.

… chegando á Isla Victoria.

Dona Maricota adorou explorar o local.

Dona Maricota adorou explorar o local.

Trouxe até pinhas de lembrança.

Catando pinhas.

Olha a grossura deste tronco!

Olha a grossura deste tronco!

Diversas espécies de animais vivem por aqui.

Diversas espécies de animais vivem por aqui.

Lindas trilhas

Lindas trilhas

Diversão e informação pro pequenos.

Diversão e informação pro pequenos.

Pra quem ainda tem dúvida que a pequena se divertiu...

Pra quem ainda tem dúvidas se a pequena se divertiu…

E mais paisagens incríveis

E mais paisagens incríveis

Curtimos muito.

Curtimos muito.

Embarcamos e, após cerca de mais 30 minutos, desembarcamos no Bosque de Arrayanes, localizado na península Quetrihue, no Parque Nacional los Arraynes. O Parque foi criado em 1971, para proteger as espécies, que são arbustos solitários. Apenas neste parque elas  se formaram como árvores (algumas com mais de 300 anos) e formam uma floresta que ocupa 12 hectares. As árvores possuem troncos alaranjados e alguns deles retorcidos, resultando em um visual totalmente diferente do que estamos acostumados. A trilha é feita por passarelas de madeira, que se integram às árvores.

Chegando ...

Chegando …

... ao Parque Nacional Arrayanes

… ao Parque Nacional Arrayanes

Curiosidades

Curiosidades

Um bosque diferente

Um bosque diferente

As passarelas são integradas ao bosque

As passarelas são integradas ao bosque

Belas imagens

Belas imagens

Ao final da trilha, chegamos a uma casinha de chá com cara de casa de bonecas (Casita de Té del Bosque). Infelizmente não conseguimos curtir por conta da correria e da quantidade de estudantes no local.

Casinha com cara de conto de fadas ...

Casinha com cara de conto de fadas …

Paradinha pra aquecer.

Paradinha pra aquecer.

E nos final do passeio, muita história pra contar ...

E no final do passeio, muita história pra contar …

No próximo post conto como foi o restinho desse dia: Bar de Gelo e a melhor massa que já comi em toda a minha vida.

Mais informações sobre este destino:
Bariloche – Post 1 – Os preparativos: vôos e hotel
Bariloche – Post 2 – O que vestir, como se locomover e que moeda levar
Bariloche – Post 3 – Piedras Blancas
Bariloche – Post 4 – Cerro Otto: confeitaria giratória, skibunda e galeria de arte

Bariloche – Post 5 – Passeio de quadriciclo, Centro Cívico e patinação no gelo
Bariloche – Post 7 – Bar de Gelo
Bariloche – Post 8 – Esqui nórdico e museu do chocolate
Bariloche – Post 9 – Cerro Catedral

8 opiniões sobre “Bariloche – Post 6 – Isla Victoria e Bosque dos Arrayanes

  1. Olá!!! As agências geralmente cobram por fora pra fazer o traslado do hotel ao porto, vocês contrataram esse traslado ou foram de remis?

    Curtir

  2. Com qual agência você fechou os passeios. Vou em junho para Bariloche com o meu marido e passaremos apenas quatro dias. Que passeios você sugere?
    Obrigada.

    Curtir

    • Jessica, não fechei passeios com agênicas, com exceção deste pra Isla Victoria com Bosque dos Arrayanes, que fiz com a Cau-Cau. Os demais fiz por minha conta, usando serviço de remis pra ir e voltar. Quanto aos passeios, depende do seu perfil. Particularmente indico este passeio de Isla Victoria (mas faria o de um dia inteiro) pra ter a oportunidade de ver a beleza dos lagos e Piedras Blancas pra brincar na neve. Se você não abre mão de esquiar, vale um dia inteiro no Cerro Catedral com aula de ski. Boa viagem!

      Curtir

  3. Olá Goretti! Com qual agência você fechou os passeios. Vou em junho para Bariloche com o meu marido e passaremos apenas quatro dias. Que passeios você sugere?
    Obrigada.

    Curtir

  4. ADOREI SUA VIAGEM PARA BARILOCHE ESTOU INDO PRA LÁ EM ABRIL E GOSTARIA DE SABER OS PREÇOS DOS PASSEIOS E DA COMIDA POR LÁ, SE PUDER ME DAR UMAS DICAS FICAREI MUITO GRATA.

    Curtir

    • Olá Goretti! O preço dos passeios varia muito, depende do que você quer fazer… Minha sugestão é que vc selecione os passeios q mais lhe interessam e entre em contato com as agências solicitando orçamentos por e-mail. Eu fiz isso e não demorei a receber resposta. Algumas agências com as quais entrei em contato: Limay Travel, Barlan Travel, Bariloche Select e Turisur. Note q a maior parte dos passeios q fizemos foi de neve, bem diferente do q vc encontrará em abril. As agências poderão te dar dicas de passeios específicos para a época do ano q vocês irão. Quanto à alimentação, um jantar para 2 adultos e uma criança ficava em torno de 400 pesos. Com bebida alcoólica o preço é um pouco maior.

      Curtir

Gostou do post? Tem alguma dúvida ou dica? Deixe seu comentário.