Petropolis/RJ – História e diversão para crianças e adultos

Sempre que separamos um tempo pra viajar, passear, relaxar, consideramos fazer programas que, antes de tudo, sejam interessantes pra Dona Maricota. Afinal, o tempo passa rápido e, daqui a pouco, ela entra na fase em que sair com os pais é “mico”. O fato de gostarmos de programas parecidos ajuda, né?! Amamos um parque de diversões, zoológico, cinema com desenho animado (sou fã nº 1 dos Minions do Meu Malvado Favorito…). Então, fazer programas infantis não é nenhum sacrifício pra nós.

Mas, às vezes, dá vontade de fazer programas diferentes, tipo museu, exposição… Se você também é como nós, fica uma sugestão de passeio que agrada a pais e filhos: Petrópolis.

Localizada a pouco mais de 60km do centro do Rio de Janeiro, a cidade já foi a capital do Império do Brasil. Ou seja, a cidade é pura história! Quer forma mais divertida de aprender do que visitando os lugares que você vê nos livros de história?!

Além disso, a cidade tem a a tal da Rua Teresa, tuuuuudo de bom pras compras…

A seguir, um relato dos lugares que conhecemos e que acho que valem a pena serem visitados por pais, mães e filhotes. Clique nos títulos pra ir ao site dos locais e ver informações sobre horários de funcionamento e preços.

Museu Imperial

Talvez a principal atração de Petrópolis seja o Museu Imperial. E dá pra entender o porquê. Afinal, em quantos lugares no Brasil podemos visitar um “palácio de verdade onde moraram as princesas brasileiras” (palavras da Dona Maricota)? Certamente vale uma visita para conhecer o palácio e aprender mais um pouco sobre a nossa história. Se tiver um tempinho, também vale dar uma voltinha pelo jardim e dar uma paradinha pra comer uma torta na casa de chá de lá.

Museu Imperial

Museu Imperial

Pantufas reais para entrar no palácio rsrsrs

Pantufas reais para entrar no palácio rsrsrs

Uma programação imperdível do museu é o espetáculo Som e Luz, que acontece de 5ª a sábado às 20h. É um espetáculo com efeitos especiais, inclusive projeção na água, dos momentos mais importantes da vida de D. Pedro II.  Você vai caminhando pelos jardins do palácio enquanto a história é contada. Pra entrar no clima, alguns figurantes vestidos com roupas da época também circulam por lá. O palácio fica todo iluminado, como se esperando os convidados (nós!) para o baile. Um momento bem legal é quando vemos as silhuetas da família imperial e seus convidados pela janela do palácio, durante o baile. Dona Maricota assistiu quando tinha 6 anos e curtiu. Mas acho que pra crianças mais novas é cansativo. Até porque você acompanha todo o espetáculo de pé. Mas pros maiorzinhos e pros pais, é uma verdadeira aula de História do Brasil. Clique aqui para mais informações.

Casa de Santos Dumont

Sabe a música “era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada …”? Pois é, ela combina perfeitamente com a casa de Santos Dumont. Não que não tenha teto etc etc, ela tem tudo isso e foi construída de maneira muito engenhosa, tanto que chega a ser engraçada.

Também conhecida como “Encantada”, a casa foi planejada por Santos Dumont e construída para ser sua residência de verão, no alto de um morro. Lá ele dormia e trabalhava. E caminhando pelos cômodos você acaba conhecendo um pouco da personalidade desse gênio. A casa é cheia de detalhes projetados por ele. A começar pela escada, que só dá pra começar a subir com o pé direito. Tem ainda o chuveiro de água quente (sem gás e nem eletricidade), a cama que vira mesa, um observatório astronômico no telhado da casa e outras curiosidades. O cara era, digamos, excêntrico!

No último andar, uma exposição conta detalhes de sua carreira e vida. Sabia que foi graças à intervenção de Santos Dumont que a área onde se localiza o Parque Nacional do Iguaçu (onde estão as Cataratas do Iguaçu) foi desapropriada e declarada patrimônio público? E que Santos Dumont teve um “affair” com a cantora lírica Bidú Saião? E que ele inventou o relógio de pulso? Eu também não sabia de nada disso, até visitar a casa dele em Petrópolis! Vale à pena!

Museu de Cera

Quase em frente à Casa de Santos Dumont fica o Museu de Cera de Petrópolis. O acervo é pequeno, mas a perfeição das estátuas compensa o tamanho do museu. As estátuas são em tamanho natural, os cabelos utilizados nas estátuas são reais e as próteses nos olhos são as mesmas usadas em humanos. O resultado: cópias perfeitas. Algumas (como o Pinguim) chegam a incomodar… Olha só:

Não é perfeito?!

Não é perfeito?!

O legal é que os guias que trabalham lá são muito bons e te dão informações muito interessantes sobre os personagens, indo muito além do que você pode ver nas estátuas expostas. Por exemplo: você sabia que Santos Dumont era baixinho (1,60m)? E que D. Pedro II era diabético? Pois é, eu também não sabia e aprendi isso lá com as “meninas” do museu.

Museu de cera de Petropolis

Museu de cera de Petropolis

Quem é você?

Quem é você?

Psicose

Psicose

Trio fantástico. Vale um Grammy!

Trio fantástico. Vale um Grammy!

Esse é o cara!

Esse é o cara!

Gênio e louco...

Gênio e louco…

Desculpem, mas agora não posso atendê-los rsrsrs

Desculpem, mas agora não posso atendê-los rsrsrs

Princesa Isabel

Princesa Isabel

D. Pedro II - Bem diferente dos livros de História, não acham?!

D. Pedro II – Bem diferente dos livros de História, não acham?!

História pura ...

História pura …

Santos Dumont

Santos Dumont

Ao ladinho do museu de cera, uma paradinha para um almoço rápido e gostoso no Restaurante Paladar. O restaurante fica em uma casa antiga e muito bonitinha, dentro de uma “vila” onde também tem algumas lojinhas. Um lugarzinho bem agradável.

Lugarzinho acolhedor para um almoço rápido

Lugarzinho acolhedor para um almoço rápido

Catedral 

Se sobrar um tempinho, dê uma passadinha na Catedral São Pedro de Alcântara. Fica perto do Museu Imperial e dá pra ir a pé. Sua construção iniciou em 1871, a pedido de D. Pedro II. Foi inaugurada em 1925, mas sua construção só terminou mesmo em 1969 (a torre foi a peça final).

Ela é muito linda por dentro, particularmente os vitrais. Dona Maricota ficou entretida tirando fotos deles. Aliás, uma boa dica pra ter um pouco de sossego e conseguir visitar a Catedral rsrsrs. Logo na entrada da igreja fica o Mausoléu Imperial, onde estão os sarcófagos com os restos de D. Pedro II e D. Tereza Cristina, além da Princesa Isabel e Conde D’Eu. A igreja também tem um órgão de tubos construído em 1937 e restaurado recentemente para reinauguração em 2010.

Catedral de São Pedro de Alcântara

Catedral de São Pedro de Alcântara

Linda também por dentro

Linda também por dentro

Órgão de tubos, reinaugurado em 2010

Órgão de tubos, reinaugurado em 2010

Palácio de Cristal

Inaugurado em 1884, o Palácio de Cristal foi encomendado pela Princesa Isabel e Conde D’Eu para funcionar como um espaço para exposições. E tem essa função até hoje. Quando estivemos lá, estava acontecendo uma exposição de orquídeas. Mais uma vez Dona Maricota ficou super entretida tirando fotos.

O difícil é saber que flor é a mais linda.

O difícil é saber que flor é a mais linda.

Esposição de orquídeas no Palácio de Cristal

Esposição de orquídeas no Palácio de Cristal

Vale a pena dar uma volta pelos jardins e apreciar as flores e fontes. Ou apenas sentar e contemplar o lugar enquanto as crianças correm pelo jardim.

Nos jardins do Palácio de Cristal

Nos jardins do Palácio de Cristal

Palácio de Cristal

Palácio de Cristal

As flores do jardim do Palácio de Cristal

As flores do jardim do Palácio de Cristal

Aliás, foi enquanto estávamos sentados apreciando o lugar, que Dona Maricota fez uma de suas descobertas:

– Mãe, acho que esse é o castelo da Cinderela!

Tudo porque ela encontrou a “carruagem de abóbora” (palavras da própria Maricota) na entrada do palácio.

Daí por diante foi deixar a imaginação solta …

– Ih filha, será que esse é o castelo onde a cinderela vinha passar as férias?!

Olhem na foto aí embaixo e vejam se vocês concordam que o Palácio de Cristal de Petrópolis na verdade é o castelo de férias da Cinderela.

Olha mamãe, a carruagem de abóbora da Cinderela!

Olha mamãe, a carruagem de abóbora da Cinderela!

Rua Teresa

A Rua Teresa tem cerca de mil lojas de roupas em seus 2km de extensão. São lojas de rua e em galerias. É um verdadeiro shopping a céu aberto. Há muito tempo compro lá e posso afirmar que os preços realmente valem à pena!

Na rua estão lojas com roupas mais simples até outras de grife, com roupas bem transadas. Têm muitas lojas de roupas para criança, a grande maioria malha e jeans. Também tem lojas pra adultos. Gosto muito de comprar roupas de inverno, particularmente blusinhas de malha e moletons pra Dona Maricota usar no dia a dia.

Dicas:

– Separe um dia ou pelo menos meio dia pras compras. Acredite, você vai precisar.
– Evite ir às 2ª feiras, pois as lojas só abrem a partir das 14h.
– Finais de semana também costumam ser complicados, pois a rua enche inclusive de revendedores.
– Algumas lojas têm mais de uma filial na rua. Então, pra não me perder, costumo “subir” a rua verificando os preços e pegando os cartões nas lojas que me interessaram. E “desço” a rua comprando, indo diretamente nas lojas que me interessaram.

Enfim, essas são apenas algumas das atrações da cidade. Petrópolis certamente merece mais de uma visita. Prometo postar novidades da cidade quando eu voltar lá.

Anúncios

2 opiniões sobre “Petropolis/RJ – História e diversão para crianças e adultos

  1. Já fomos várias vezes, na primeira foram de carrinho ainda ao Museu. A ultima foi 20 de julho, dia do aniversário do
    Santos Dumont e a visita foi gratuíta, e agora, o Davi está estudando sobre ele na escola. Bem legal!

    Curtir

    • Fatinha, Petrópolis é pra ir toda hora, né?! Principalmente na fase em que os pequenos estão de aprender história. Cada assunto novo que eles tiverem dando na escola merece uma nova visita. Acho que isso ajuda muito a fixar a matéria. Sem contar que a cidade é super gostosa… e a Rua Teresa então rsrsrsrs?!

      Curtir

Gostou do post? Tem alguma dúvida ou dica? Deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: