Serra Gaúcha – Parte 2 – Nossos passeios

Mini Mundo
Chegamos à Gramado no meio da tarde, então, ainda deu tempo de fazermos o primeiro passeio ao Mini Mundo. Trata-se de um parque que apresenta várias miniaturas de construções localizadas no Brasil e em outras partes do mundo. Tem estação ferroviária, porto, igrejas, castelos, até aeroporto e um vulcão. É tudo muito perfeito… Em algumas fotos, fica até difícil perceber que são miniaturas.

Miniaturas perfeitas

O parque é pequeno e dá pra conhecer tudo em 1 hora. É claro que isso vai depender do tamanho da curiosidade dos pequenos e do seu conhecimento (e disposição) pra responder a tantos “o que é isso? Onde é isso? É no Brasil? E lá perto da nossa casa? Podemos ir lá um dia? Esse vulcão é de verdade?” Etc etc etc.

Quando chegamos, fomos recepcionados pelas mascotes do parque: um casal de ursinhos. Detalhe: a pequena tem muito medo “de bonecão” (palavras da própria). Mas eles eram tão lindinhos que a reação dela foi totalmente diferente da que eu esperava. Em vez de chorar e pedir pra ir embora, ela correu e agarrou nas pernas da ursinha e foi um custo tirá-la de lá. E, antes de sair, ela ainda quis voltar pra dar um “até logo” pra eles. Ou seja, obviamente nosso passeio durou mais de 1 hora.

Dona Maricota e as mascotes do Mini Mundo

Alpen Park

Este parque fica em Canela e é ideal pros pequenos que gostam de aventura e muita adrenalina. Lá tem de tudo um pouco: simuladores, trenó sobre trilhos, muro de escalada, passeio de quadriciclo, arvorismo com tirolesa, rapel, bungee trampolim… Nem preciso dizer que foi um dos passeios que a Dona Maricota mais gostou, né?! E vi no site que eles inauguraram uma montanha-russa, que não tinha na época em que fomos lá.

Os brinquedos que ela mais gostou foram o bungee trampolim e o trenó sobre trilhos. Mas ela ficou muito assustada no cinema 6D onde fomos “perseguidos” por dinossauros …

Dona Maricota curtindo o bungee trampolim...

Dona Maricota curtindo o bungee trampolim…

E esperando ansiosa sua vez de ir ao trenó.

O visual da tirolesa. Consegue enxergar a cadeirinha? Coisa de louco!

Dicas:
– Você não paga a entrada, mas paga as atrações à parte. No site tem uns pacotes que valem à pena.
– A maioria das atrações tem restrições de altura/peso. No site tem as informações.
– O local tem estacionamento pago (R$5,00) e praça de alimentação, mas as opções são poucas e dão apenas pra “quebrar um galho”. Se você chegar cedo, aconselho passar a manhã por lá e deixar pra almoçar na cidade. Mas, se você não liga de deixar seus pequenos almoçarem sanduíche, pode comer por lá mesmo e compensar no jantar.
– Leve boné e protetor solar.


Passeio de Maria Fumaça

Pra esse passeio você vai precisar se deslocar até Bento Gonçalves, que fica a cerca de 120km de Canela. A distância é grande, mas valeu a oportunidade de ver a pequena se encantar com um passeio de ”trem que solta fumacinha de verdade” (palavras da própria).

A maria fumaça chegando à estação.

Prontinhas pra bagunçar.

O passeio começa na estação de Bento Gonçalves e, durante 1h, além do balanço do trem a vapor, você vai curtir, rir e dançar com música italiana e gaúcha. Uma paradinha na estação em Garibaldi onde, pros papais tem degustação de vinho e, pros pequenos, de suco de uva. Ah! E você ainda vai aprender a cantar “La bella polenta” (se o vinho permitir. Mas não se preocupe pois vai estar todo mundo meio “alto” mesmo). Em resumo, um pouquinho de história e muuuuuita bagunça!!!!

Muita música …

… e bagunça durante o passeio.

Dicas:
Apesar de o passeio durar cerca de 2 horas, vale a pena tirar o dia inteiro para fazê-lo, por conta da distância.
É necessário reservar com antecedência, o que pode ser feito pelo site.
Pra quem não vai com grupo, o passeio termina em Carlos Barbosa, onde um ônibus leva você de volta a Bento Gonçalves.


Parque do Caracol

O Parque do Caracol também fica em Canela. São 25 hectares de muuuuita natureza, com várias trilhas de fácil acesso e bem sinalizadas. Nem precisa dizer que um sapato confortável (de preferência tênis) é essencial neste passeio. Também vale a pena levar filtro solar e repelente.

A Cascata do Caracol é a atração principal do parque. Quem quiser ver a cascata de um ângulo diferente, pode se aventurar a descer os mais de 700 degraus da escadaria. Mas é imprescindível estar em boa forma física, pois só dá pra voltar da maneira convencional: subindo os mais de 700 degraus…

A Cascata do Caracol

Pra quem está fora de forma e, principalmente, pra quem está acompanhado de crianças, o mais indicado é subir o Observatório, onde um elevador panorâmico leva você a uma plataforma envidraçada a quase 30m de altura. A vista é de tirar o fôlego …

Um pouquinho da vista do mirante.

A pequena adorou o passeio de trenzinho que vai até a Vila dos Imigrantes. Apesar de ser um passeio curtinho, garante a diversão dos pequenos e conta, de forma lúdica, a história da imigração no sul do país. O parque ainda tem um forte apache e uma aldeia indígena.

Passeio de trem rumo à …

… Vila dos Imigrantes

Um pouquinho de história e costumes, de um jeito bem lúdico.

A duração deste passeio vai depender da sua vontade de explorar o lugar.


Aldeia do Papai Noel

Esse passeio é sucesso garantido entre os menorzinhos e marmanjos que (como eu) ainda se encantam e gostam de entrar no “clima de Natal”. Fica em Gramado e é a residência “oficial” do Papai Noel na América do Sul.

A casa do Papai Noel

A fábrica de brinquedos

Além de visitar e tirar foto com o bom velhinho, as crianças poderão ver as renas, a casa do papai noel, a fábrica de brinquedos, além de andar de trenzinho e monorail (atração paga à parte), brincar no carrossel e na neve (de mentirinha, claro!).

Com o bom velhinho.

É um local pra passear sem pressa e deixar a imaginação dos pequenos correr solta…

O lugar todo é muito bonito …

Ah! À noite o parque fica todo iluminado. Lindo …


Dreamland  Museu de Cera

Este passeio agrada os pequenos e marmanjos, pois tem personagens conhecidos por todos. De Elvis a Lula, passando por Harry Potter, Homem Aranha, Michael Jackson, Madonna, Justin Bieber e muitos outros.

Logo na entrada uma estátua da Neytiri (personagem de Avatar) impressiona.

Dona Maricota entrando no clima …

Quando entramos, a pequena ficou com medo, pois o ambiente é meio escuro. Na verdade, não sei se o que a assustou foi o ambiente ou a estátua do Michael Jackson (rsrsrsrsrs). O que eu sei é que ela fez boa parte do percurso no colo do pai…

Será que foi por isso que a Dona Maricota ficou com medo?

Mas, no meio do passeio, ela acabou se rendendo aos encantos dos personagens infantis: Shrek, Bart Simpson, Popeye, Homem-Aranha, Harry Poter, Peter Pan … No final das contas ela estava fazendo pose ao lado das estátuas. E ainda deu pra ela “conhecer” algumas personalidades que nunca poderemos ver pessoalmente, como Ayrton Senna e Elvis Presley.

Dona Maricota, Homem-Aranha e papai. Trio parada dura …

Lojas e fábricas de chocolate
Na estrada entre Gramado e Canela existem várias fábricas de chocolate. Além do chocolate (de todos os tipos e formatos), a decoração das lojas é uma atração à parte. Mesmo quem não é amante de chocolate vai gostar, pois é tudo muito caprichado. Uma das lojas, que fica na saída de Canela (Florybal), tem rink de patinação de chocolate!!!! Calma, este não é comestível…

Brincando em frete a uma das muitas lojas e fábricas de chocolate.

E mais uma !

Outras atrações
Não disse que a Serra Gaúcha tem muuuuitas opções para os pequenos?! Além das que comentei, Gramado, por si só, já é uma atração. As casas, os jardins, os restaurantes … É tudo muito convidativo.

Como ficamos pouco tempo, ainda restaram algumas atrações que não pudemos visitar… Entre elas o zoológico da cidade, o Mundo à Vapor, o museu dos carros (Hollywood Dream Cars), a exposição de motos (Harley Motor Show), o lago Rita Bier… Se você já visitou esses lugares, está convidado a deixar suas dicas.

Além dos passeios que não conseguimos fazer, queremos voltar à Serra Gaúcha, dessa vez pra curtir o Natal Luz. E pode deixar que compartilho tudo com vocês!!!!

Outras informações sobre este destino:
Serra Gaúcha – Parte 1 – Como chegar e onde ficar?
Serra Gaúcha: como é a hospedagem no Hotel Continental Canela

Anúncios

4 opiniões sobre “Serra Gaúcha – Parte 2 – Nossos passeios

  1. Dicas maravilhosas, amei todas. Estamos indo em dezembro e estavamos sem noção como seria, a questão de carro p alugar, os melhores lugares. Muito obrigado, ha! Nos também chamamos nossa mariana de Maricota rs.

    Curtir

    • Que bom que as dicas estão sendo úteis pra você. Mas ainda existem outros passeios que não conseguimos fazer com a nossa pequena. Zoológico, Mundo à Vapor, Lago Rita Bier, Museu do Automóvel (Holywood Dreams Car). se você for a algum deles, passa aqui pra nos contar como foi, ok? Boa viagem pra você!

      Curtir

Gostou do post? Tem alguma dúvida ou dica? Deixe seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: